domingo, 30 de março de 2014

10 Raças de Cães Mais Famosas

10. Shi Tzu
                                 
Criado há séculos por monges budistas, era o animal favorito da corte imperial chinesa. Têm 27cm de altura e 9Kg de peso e muito, mas mesmo muito pelo! Apesar do tamanho são bastante robustos e vivem facilmente até aos 15 anos. São ótimos cães de companhia, brincalhões, amigos das crianças e cheios de energia.


9. Poodle ou Caniche

Existem 3 variedades de Poodle, o grande com uma altura entre 45-55cm, o de tamanho médio entre 35-45cm e o anão abaixo dos 35cm. Originalmente era usado na caça ao pato mas rapidamente foi adotado como cão de companhia. É inteligente, alegre, brincalhão, sensível e facilmente adestrável mas não responde bem a sistemas educativos impostos com prepotência.


8. Pastor Alemão

Como o nome indica foi criado na Alemanha e os primeiros espécimes apareceram em 1882.  Os machos devem ter 60-65cm de altura e as fêmeas 55-60cm e o peso compreendido entre os 35 e os 40kg. Nascido como condutor de rebanhos e extremamente inteligente foi utilizado como cão de guerra (transportador de mensagens sob tiroteios e campos minados), de salvamentos, guia de cegos (preferencialmente as fêmeas por serem mais pacientes) e como cão polícia. É um cão corajoso, obediente, equilibrado, amigo das crianças e de outros animais.


7. Beagle

É um cão de caça inglês, usado na caça à lebre, faisão e codorniz. Tem uma altura compreendida entre 33-40cm e existe uma variedade anã com altura não superior a 30cm e com apenas 10Kg. É alegre, afetuoso e hoje em dia é muito popular como cão de companhia.


6. Boxer

Mais uma raça criada na Alemanha mas obtida com sangue inglês , fruto de cruzamentos entre oMastim de Bullembeisser, utilizado na caça ao urso, com o Bulldog que era utilizado em lutas com touros. A mistura destas duas raças deu origem a um cão com bastante agressividade e uma fisionomia possante, características que foram sendo eliminadas pelos criadores.  É conhecido como o “belo feio” e hoje é majoritariamente utilizado como cão de companhia mas serviu como cão de polícia, cão de guarda e guia de cegos. É um cão muito afetuoso, bonacheirão, leal e facilmente adestrável.  Tem um nível de energia elevado pelo que precisa de muito exercício.


5. Dachshund ou Teckel

Raça alemã fixada no final do século XIX este cão era utilizado para caçar animais de toca como coelhos, lebres, entre outros, daí a sua forma alongada que lhes permitia entrar nas tocas com mais facilidade. Existem 3 variedades, de pelo liso, de pelo longo e pelo duro, sendo que para cada uma destas existem 3 portes, 9Kg (standart), até 4Kg (miniatura) e até 3,5Kg (anão). Hoje em dia é utilizado como cão de companhia , é inteligente, corajoso e tenaz. Apesar do tamanho é um cão que precisa de exercício e num apartamento tem tendência a engordar. O Dachshund ladra muito o que faz dele um bom guardião da casaEste é um dos que está no topo da lista dos que mordem mais.


4. Golden Retriever

Autóctone da ilha de Terra Nova foi levado por navios ingleses para a Grã-Bretanha. Tem um faro excelente e foi criado para a cobrança de caça (procurar e indicar ao dono onde está a caça). Foi também utilizado para recolher as redes de pesca para o barco mas hoje em dia é mais um cão de companhia. Tem uma natureza simpática e é muito afetuoso e brincalhão.


3. Bulldog Inglês

Um cão de estatura pequena mas com um temperamento de gladiador. Era utilizado nas lutas com touros nas arenas, enfrentava-os sem pensar duas vezes e chegou a ser proibido andar com ele pelas ruas de Roma mesmo que preso. No último século os criadores foram eliminando essa agressividade e o Bulldog é hoje um cão bonacheirão e um óptimo cão de companhia. Devido ao tamanho da cabeça, os filhotes têm dificuldade em nascer e é frequente recorrer-se à cesariana. além disso muitas fêmeas são estéreis o que faz com o preço de um cachorro seja elevado.
Nota: O Bulldog é o pai das raças genericamente chamadas de Pitbull, como o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier, o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças.


2. Yorkshire Terrier

É um cão muito famoso mas se calhar não sabiam que foi criado por mineiros para caçar ratos! Hoje são cães de companhia muito apreciados em todo o mundo mas não se deixem enganar, não é por acaso que este cão é um Terrier (como os pitbull por exemplo), e como todos os terriers merece respeito! Com 25cm de altura e 3.5Kg de peso estes pequenos têm muita energia, são desconfiados com estranhos e acima de tudo pouco sociais com outros animais. Apreciam a natureza mas também se dão bem dentro de casa e como estão sempre alerta são bons cães de vigiaO Yorkshire Terrier é outro que está no topo da lista dos que mordem mais.



1. Labrador Retriever


O vivaço Labrador é sem dúvida reconhecido em qualquer parte. É um cão brincalhão, simpático e facilmente adestrável, é muito ativo e se não tiver exercício regular pode engordar bastante. De origem inglesa foi criado para a mesma função do Golden Retriever mas é hoje também mais utilizado como cão de companhia.


Fonte:(www.em10taque.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário